segunda-feira, 17 de outubro de 2011

"A Resposta" de Kathryn Stockett

Três vozes femininas montam um panorama do sul dos EUA na década de 60, o auge da segregação racial na vida de todo norte-americano. Skeeter é uma jovem branca meio sem rumo depois de deixar a faculdade e se sentindo um pouco deslocada rodeada por suas fúteis amigas de infância. Aibeleen é uma empregada domestica negra que cuida de bebês só até “eles começarem a ver as cores”. Aibeleen e Skeeter são as vozes calmas, expressam seus medos, seus preconceitos com delicadez. Para constratar temos Minny uma empregada domestica negra que perde todos os empregos porque não só responde aos patrões, mas apronta com eles.

Li "A Resposta" ("The Help em ingles) rápido e com gosto, não conseguia coloca-lo de lado. Meu namorado inclusive comentou que eu troquei ele pela Skeeter, Aibileen e Minny. Mas não dava, era muito suspense pra deixar o livro de lado e sempre que parava de ler, parava com aquele gostinho de "quero mais". Kathryn Stockett, a autora, escreve com tanta convicção que eu cheguei a acreditar que todos os personagens fossem reais, o que poucos escritores conseguem essa proeza, principalmente comigo.

Quando terminei, queria saber mais sobre a vida dessas personagens. Quando soube que o filme (o título é "Vidas Cruzadas", não entendi...) ia passar no Festival do Rio fui correndo garantir meu lugar!! Amei passar mais algumas horas com Skeeter, que é vivida pela Emma Stone, Aibeleen, vivida pela maravilhosa Viola Davis e Minny, vivida por Octavia Spence. Achei o filme excelente. Mas pra quem não consegui assistir no Festival vai a notícia ruim: a estréia sera somente em fevereiro de 2012 (ainda sem data confirmada).

Veja aqui o trailer do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário